Na Artrologia, podemos encontrar varios tipos de doenças, que degeneram, afetam e alteramas articulações. Vejamos um exemplo, que é o caso da osteoartrite, encontrada tanto em animais, quenato em humanos.
Osteoartrite:
A osteoartrite é o tipo de artrite que afeta principalmente os joelhos, quadris e mãos, regiões muito importantes para a independência física.
Sabe-se até o momento que há uma degeneração progressiva da cartilagem articular (estrutura que une os ossos) com alterações nos ossos que estão sob a mesma, que se tornam mais rígidos e formam espículas. Há também, alteração dos músculos e ligamentos que estabilizam a articulação, que se tornam inflamados e mais fracos.
Muitas pessoas que possuem várias alterações radiográficas, não possuem sintomas. Há dor quando se utiliza a articulação, a qual, infelizmente ainda não se sabe a causa.
Há dúvidas se a osteoartrite é uma doença específica ou se é o resultado de várias doenças. Alguns pontos fortalecem a segundo hipótese, quais sejam:
- - A osteoartrite dos joelhos e quadris parece estar associada com fatores de risco diferentes, devendo por isso, ser considerada como uma doença única.
- - A osteoartrite generalizada parece estar relacionada com fatores genéticos mais do que com fatores mecânicos locais importantes.
- - Há uma divisão entre osteoartrite secundária (quando se sabe a causa) e primária (quando a causa é desconhecida).
- - Há dois tipos de osteoartrite do quadril, em um há uma maior quantidade de neoformação óssea (deposição de cristais de pirofosfato) e no outro há deposição de cristais de fosfato de cálcio e osteoporose.
Traumas mecânicos podem levar a osteoartrite, mas somente naquelas casos geneticamente predispostos.
O impacto dessa doença na atividade física é intenso. Para se ter uma idéia, o risco de debilidade física (necessidade de ajuda para andar e subir escadas) atribuída à osteoartrite do joelho é tão grande quanto o risco de doenças cardiovasculares e maior que qualquer outra condição médica em idosos.
Dentre os fatores relacionados com essa debilidade, estão a dor, fatores psicossociais como sintomas depressivos, fraqueza muscular, pequena capacidade aeróbica e intensidade das alterações radiológicas .
Nenhum comentário:
Postar um comentário